Com grande procura, resultado de exame da gripe A demora até 15 dias

A Unidade de Triagem do Hospital Pam Diamante não está mais conseguindo processar os exames de diagnóstico da nova gripe em 72 horas, como no inicio da epidemia. Alguns pacientes chegam a esperar entre 10 e 15 dias para obter o resultado do exame. O Centro especializado em atender o contingente de suspeitos de gripe A ultrapassou na última segunda-feira, os mil atendimentos com uma faixa de 35 demandas diárias.

A demora na entrega dos resultados de exames de pacientes com suspeita da gripe no Maranhão vem gerando apreensão em quem espera os resultados. A análise de secreção é feita no Laboratório Evandro Chagas em Belém (PA). Antes da propagação do vírus, o resultado era divulgado em três dias. Agora, o tempo de espera chega a 15 dias. Segundo a coordenadora da vigilância do Influenza, Jakeline Rios,  informou que o resultado dos exames serve apenas para controle da Vigilância Epidemiológica.

Amostras


Segundo a Vigilância Epidemiologica, não há dados oficiais sobre quantas amostras estão na fila para serem processadas.  O processamento está sendo feito de acordo com a gravidade dos casos. “O exame não é feito em todo mundo. O Ministério da Saúde decidiu que somente casos graves ou potencialmente graves serão testados, o que deve aliviar a demanda. Os casos suspeitos brandos não são mais testados, mas ainda tem de fazer o isolamento domiciliar”, esclarece Jakeline Rios.

A contagem do numero de infectados também não está mais sendo feita, visto que segundo a Vigilância Epidemiologica, não há mais como contar os casos individualmnte poís o virus já está circulando livremente.

Jakeline esclareceu também que nem todo mundo precisa procurar o Centro de Triagem do Pam Diamante. “Quem poder ser atendido na rede particular é até melhor pois eles estão treinados para o correto atendimento”, destacou.


Ronnald Kelps, O Imparcial Online

09:21 - 11/08/2009






Desenvolvido por Adriano Marinho