Hoje é dia de vacinação contra a poliomielite

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai ser realizada, neste sábado (19), das 8h às 17h. A meta é imunizar 665.828 mil crianças com menos de cinco anos, o que representa 95% do público-alvo. A ação envolverá os 217 municípios maranhenses, sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Dados da SES mostram que na primeira etapa, realizada no dia 20 de junho, 100% das crianças de 0 a 4 anos foram vacinadas; em menores de 1 ano, a cobertura foi de 108,59% e crianças de 1 a 4 anos, a cobertura foi de 97,98% em todo Maranhão. A campanha de vacinação, que tem como tema "Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar", ocorrerá em 115 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil.

 

Os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, com o envolvimento de centenas de profissionais de saúde em todo o Maranhão. Somente em São Luís, são 376 postos.

 

A chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Mildes Mendes Pereira, pediu a colaboração dos pais que ao levarem as crianças aos postos não esqueçam da caderneta de vacinação, pois além da vacinação contra paralisia, estarão disponíveis vacinas como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

 

Em todo o país são 14,7 milhões de crianças a serem vacinadas com o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde em cerca 115 mil postos de vacinação.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma consequência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças.

 

Informações da Secretaria de Comunicação


10:16 - 19/09/2009






Desenvolvido por Adriano Marinho