Governadora participa de inauguração de termoelétricas em Miranda

Termelétricas inauguradas em Miranda do Norte

O Maranhão passa a ser referência nacional na produção de energia elétrica no país com a inauguração, nesta quinta-feira (20), das primeiras usinas termoelétricas de grande porte, a Geramar I e II, instaladas no município de Miranda do Norte. A solenidade contou com a presença da governadora Roseana Sarney; do presidente da Servtec, Lauro Fiúza Júnior - representando todos os acionistas da GERA Maranhão; do vice-governador, João Alberto de Souza; do senador Edison Lobão; do prefeito José Lourenço Júnior; além de secretários de Estado, empresários, prefeitos entre outros convidados.

De Miranda do Norte, a governadora Roseana Sarney seguiu para o povoado Entroncamento, local em que visitou uma escola. Em seguida foi para a sede do município de Itapecuru-Mirim, onde se encontrou com o prefeito Junior Marreca, empresários do polo ceramista, entre outras autoridades.

"A implantação das usinas termoelétricas é a prova de confiança dos investidores no desenvolvimento do Maranhão", declarou a governadora Roseana Sarney. "Esse é um empreendimento que vai facilitar a instalação de novas indústrias, gerar emprego e melhorar a vida da população dessa região", acrescentou.

A GERA Maranhão é um empreendimento de geração de energia com capacidade de 330 MW, que fornecerá energia para o Sistema Interligado Nacional. A implantação do empreendimento foi concluída em janeiro deste ano, com o investimento 560 milhões de reais. A Usina faz parte de um planejamento do Governo Federal para movimentar a economia, gerar emprego, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida para a população local.

Roseana revelou que a garantia de 100 empregos diretos na manutenção da termoelétrica é de fundamental importância para os moradores de Miranda do Norte. "Essa é a maior termoelétrica desse gênero no Brasil. Em breve, o Maranhão será a capital brasileira de energia elétrica", destacou.

A UTE
GERA Maranhão está instalada numa área de 88 hectares, sendo 35 hectares de reserva ambiental, com localização próxima a via de acesso a subestação da Eletronorte e da rodovia BR 135. A usina possui duas plantas gêmeas (Geramar I e Geramar II) que tem envergadura, cada uma, para produzir 165 MW de energia.

"A capacidade é suficiente para suprir toda a Ilha de São Luís em caso de pane do sistema elétrico", revelou o presidente da Servtec, Lauro Fiúza. "É uma usina de caráter diferenciado, pois só entra em funcionamento quando o sistema elétrico brasileiro sentir a necessidade de suprimento extra. Deverá funcionar apenas um mês e meio por ano".

Segundo a GERA Maranhão, sociedade responsável pela implantação e operação da Usina, durante a construção do empreendimento, foram criados 1.200 empregos, diretos e indiretos. Com a operação da termelétrica, 100 empregos foram gerados, com prioridade dada aos moradores de Miranda do Norte.

Para o presidente da Equatorial Energia, Firmino Sampaio (outro acionista do empreendimento), a usina é importante não apenas para o Maranhão, mas também para todo o sistema energético brasileiro. "Temos capacidade para fornecer energia para qualquer região do Brasil, seremos um seguro para o sistema elétrico num momento de emergência", destacou.

O senador Edison Lobão disse que o desenvolvimento chegou ao estado em grande escala. "Somos uma referência no setor energético. O Maranhão é agora um exportador de energia elétrica para todo o Brasil, um exemplo de desenvolvimento".

O município de Miranda do Norte possui uma população estimada em 18.494, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com atividades econômicas voltadas para a agricultura e pecuária. Tem um grande potencial de crescimento, e a instalação da Usina vai dinamizar ainda mais a economia local, gerando uma série de oportunidades.
 

Para a governadora, a instalação das termoelétricas é a prova de confiança dos investidores no Maranhão

Parcerias
A governadora Roseana Sarney, acompanhada de sua comitiva, esteve reunida com o prefeito José Lourenço Bonfim Júnior e lideranças políticas e comunitárias, na sede da Prefeitura Municipal. A governadora reforçou a parceria com o município na realização de programas e outras iniciativas e fez a entrega de uma ambulância para o sistema de saúde local.

Segundo o prefeito José Lourenço, a parceira com o Governo do Estado tem sido essencial para o município. "Temos ações importantes garantidas pelo Estado, como a construção do hospital, asfaltamento, sistema de abastecimento de água, iluminação pública e segurança, tudo o que o povo almeja para o crescimento de nossa cidade", ressaltou.


Claudia Martins / Secom

17:45 - 20/05/2010






Desenvolvido por Adriano Marinho