SES realiza vacinação contra Paralisia Infantil hoje

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá realizar hoje (12) a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (poliomielite), destinada a crianças menores de cinco anos de idade. A segunda dose da vacina, que é oral, será aplicada no dia 14 de agosto. A vacinação acontecerá em todos os 217 municípios maranhenses.

 

O personagem da campanha, o Zé Gotinha, este ano, veste a camisa da Seleção Brasileira, aproveitando o clima da Copa do Mundo. O slogan é “Vacinou é gol”, lembrando a importância de o Brasil continuar livre da poliomielite. Desde 1989, não há registro de caso da doença no país, apesar dos riscos, caso não sejam tomadas as medidas preventivas.

 

A chefe do departamento de Doenças Imunopreveníveis, Mildes Mendes Pereira, explicou que o objetivo da campanha, que é nacional, é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

 

A meta deste ano é imunizar, em cada etapa da campanha, 95% de menores de cinco anos de idade, do total de 661.482 crianças nas 18 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão. Em todo o país são 14.667.891 de crianças.

 

Mildes Mendes disse que nos dias de campanha, as equipes de saúde vão aproveitar para atualizar o cartão de vacina da criança, contra outras doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. Os pais devem levar a carteira.

 

A vacinação é indiscriminada, todas as crianças com idade até 5 anos deverão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite, independente de tê-la recebido anteriormente. (Deusimar Teixeira)


O Progresso

10:07 - 12/06/2010






Desenvolvido por Adriano Marinho