Nos 70 anos de Pelé, a visita ao Maranhão...

Governador  José Sarney, Pelé e o repórter Mauro Bezerra (1967).

O maior jogador de futebol de todos os tempos no planeta completa hoje, 70 anos. Edson Arantes do Nascimento, o garoto que nasceu na cidade mineira de Três Corações, ficou conhecido no mundo inteiro pelo apelido de Pelé.

 

Pelé brilhou com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira. Ele encerrou a carreira quando jogava no Cosmos, dos Estados Unidos em 1974.

 

Quando ainda jogava pelo Santos, Pelé esteve em São Luís, no dia 5 de novembro de 1967 e participou de um amistoso contra a Seleção Maranhense. Foi uma partida beneficente realizada pela 1ª dama do Estado, Dona Marly Sarney. O jogo terminou 1 a 0 para o Santos, com gol de Silva, aos 17 minutos do 2º tempo. Foi a última vez que Pelé esteve no Maranhão.

 

O Blog do Zeca Soares foi buscar no arquivo pessoal do pesquisador Talvane Lukatto as fotos da passagem histórica de Pelé no Maranhão.

 

Na época, Pelé foi recebido no Palácio dos Leões pelo então governador do Maranhão, José Sarney.

 

Na ocasião, Sarney afirmou: "Vim ver o Santos jogar e vi a Seleção Maranhense".

 

 

Ficha técnica

Seleção Maranhense 0 x 1 Santos

Data: 5 de novembro de 1967

Local: Estádio Nhozinho Santos

Gol: Silva, aos 17 minutos do 2º tempo

Juiz: José Batista dos Santos - SP

Bandeirinhas: Wilson de Moraes Vanlume - MA e José Ribamar Assis Vieira - MA

 

Seleção Maranhense

Manguito; Paulo (Nivaldo), Alzimar, Alvin da Guia e Corrêa; Nélio (Carlos Alberto), Barrão (Santana) e Izaac; Garrinchinha, Cândido (Américo) e Pelezinho.

Técnico: Ênio Silva

 

Santos

Laerte; Carlos Alberto, Joel, Orlando, Geraldino e Victor (Negreiros); Lima, Orlandino e Silva (Abel); Pelé, Coutinho e Edu.

Técnico: não informado

As informações são do pesquisador Manoel do Amaral.

 

Certidão de Nascimento

Pelá nasceu no dia 23 de outubro, mas a certidão de nascimento registra o nascimento do Rei do Futebol no dia 21 de outubro. Foto: Arquivo Talvane Lukatto


Imirante / Blog do Zeca Soares

09:29 - 21/10/2010






Desenvolvido por Adriano Marinho