Seduc promove formação de coordenadores municipais para aplicação da Provinha Brasil

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizará, nesta terça-feira (14) e sexta-feira (17), a Formação sobre Avaliação Diagnóstica da Alfabetização: Provinha Brasil.

 

Essa Formação terá como público-alvo os coordenadores municipais, objetivando o fornecimento de dados e informações que possam subsidiar o planejamento e o estabelecimento de metas pedagógicas, a escolha dos componentes curriculares que precisam ser mais enfatizados, a adequação das estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos estudantes, e, ainda, a adoção de medidas políticas pertinentes às realidades de cada escola ou rede.

 

Nessa perspectiva, a Seduc busca garantir a qualidade do processo de alfabetização dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, em um momento em que ainda é possível corrigir distorções, com a finalidade de obter resultados sobre a aprendizagem do aluno e intervir no processo de ensino, visando à melhoria da qualidade na Educação Básica do Maranhão.

 

Segundo a supervisora de Avaliação Escolar, Vera Lúcia Gonçalves Pires, “a Seduc, visando fortalecer o regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, se responsabilizará em fortalecer, por meio das formações, as redes municipais de educação no que tange ao processo avaliativo e operacional da avaliação diagnóstica da alfabetização (Provinha Brasil) em suas duas etapas, contando com o apoio dos coordenadores da URE e dos técnicos que se deslocarão da Secretaria para dar suporte a essa ação nas sedes das Unidades Regionais de Educação".

 

Durante o dia de Formação, os coordenadores participarão de oficinas de Estudo das Matrizes de Referências de Leitura e Matemática; Interpretação pedagógica dos níveis de desempenho dos alunos; Sugestões de intervenções pedagógicas necessárias ao desenvolvimento das habilidades em processo de consolidação e Operacionalização da Provinha Brasil em cada município.

 

 

Provinha Brasil

 

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

 

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme previsto pelo Plano de Metas e Compromissos - Todos pela Educação.

 

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

 

CRONOGRAMA

 

A Formação sobre Avaliação Diagnóstica da Alfabetização: Provinha Brasil acontecerá nas Unidades Regionais de Educação (URE’s) nas seguintes datas:

 

14/05 – AÇAILÂNDIA, BARRA DO CORDA, CAXIAS, CHAPADINHA, CODÓ, PINHEIRO, ROSÁRIO e ZÉ DOCA.

15/05 – BALSAS, PRESIDENTE DUTRA e SÃO JOÃO DOS PATOS

16/05 – BACABAL. IMPERATRIZ, ITAPECURU-MIRIM, PEDREIRAS e SANTA INÊS.

17/05 – TIMON e VIANA.


Seduc

09:25 - 14/05/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho