Técnicos da Seduc discutem plano de metas para melhorar educação

Gestores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), se reuniram, na tarde desta sexta-feira (24), no auditório da Superintendência de Recursos Humanos (Monte Castelo), para apresentar o resultado da primeira fase de trabalho para estabelecer o plano de metas estratégicas, definido pela Secretaria, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para melhorar a qualidade da educação do Maranhão.

Ao participar do encontro, o secretário Pedro Fernandes, destacou a importância do apoio técnico da equipe do Pnud. "Essa parceria é fundamental por focar as ações nos aspectos gerenciais e estratégicos do processo, algo determinante para a melhoria da qualidade da atuação da Secretaria, pensando a educação e suas políticas como processo de longo prazo, com metas e objetivos claros de desenvolvimento", ressaltou.

Fernandes parabenizou o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Seduc para estabelecer as metas para melhoria da educação, dentre elas: a meta de institucionalizar o regime de colaboração, que possibilitará que as ações do estado e municípios sejam complementares.

"Estamos trabalhando de forma integrada, a partir das informações dos municípios e definimos critérios de atendimento prioritários para desenvolver uma das quatro metas, que é a implementação do regime de colaboração", destacou a secretária-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, Consuelo Borges de Sousa Magalhães.

"Precisamos ajudar os municípios em suas dificuldades, porque fortalecendo as redes municipais de ensino, estamos revertendo os índices educacionais do Maranhão", enfatizou a supervisora de Inspeção Escolar, Conceição de Maria Lisboa de Andrade.

A Seduc, a partir de um diagnóstico sobre a educação maranhense, elaborado junto com o Pnud, definiu pela implantação do projeto de planejamento estratégico, de curto, médio e longo prazos, focado em quatro metas prioritárias, dentre as quais: melhoria do nível de aprendizado; universalização do ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios; e combate ao analfabetismo.


Seduc

17:19 - 24/05/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho