Aberta a 36ª Expoagra em Grajaú

Representante da Fazenda Ipê Amarelo recebe troféu de campeã da Cavalgada

A 36ª Edição da Exposição Agropecuária de Grajaú está sendo realizada até domingo (28) no município da Região Central do Maranhão. A abertura oficialmente, no sábado (20), contou com a presença dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo e de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, além de prefeitos e deputados estaduais.

Realizada pela Associação dos Criadores de Grajaú (Ascigra), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), a Expoagra, de acordo com o presidente da Ascigra, Milton Gomes, prevê um volume de negócios da ordem de R$ 30 milhões.

O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que as feiras agropecuárias realizadas no Maranhão têm sido grandes canais de apresentação aos produtores locais das novas tecnologias e manejos para aumentar a eficiência e produtividade do agronegócio local. "São iniciativas que promovem o desenvolvimento no nosso estado".

A programação da Exposição Agropecuária de Grajaú deste ano inclui leilões, feira dos municípios e do artesanato e shows artísticos. O público esperado durante a Expoagra é de aproximadamente 90 mil pessoas.

"O objetivo da Expoagra, desde sua criação em 1977, foi sempre integrar, fomentar e promover o mercado do agronegócio na região, viabilizar a atualização dos participantes quanto as tendências do mercado, proporcionar a interação comercial entre os diversos agentes de produção rural, além de valorizar a identidade da agropecuária de Grajaú e região", avaliou o presidente da Ascigra, Milton Gomes.

 

 

Cavalgada

Representando a governadora Roseana Sarney, Claudio Azevedo, acompanhou e prestigiou, no inicio da manhã do sábado (20), uma grande festa feita por cavaleiros e amazonas, durante a Cavalgada, que reuniu cerca de 2 mil animais no percurso pela BR-226.

As comitivas foram o grande destaque na cavalgada desta 36º Exposição agropecuária. Dentre as principais comitivas estavam: Fazenda Ipê Amarelo, Fazenda Soberana, Fazenda Mundo Novo, Fazenda Bola Sete, Fazenda Boa Esperança, Comitiva Haras Vitor Bruno, Fazenda São Pedro (Itaipava do Grajaú), Fazenda Galope, Fazenda Ouro Verde, Fazenda São José, Fazenda Santa Rita e outras organizadas pela juventude grajauense.

 

 

 

Estande

A Sagrima e seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), montaram um estande onde estão expostas as principais ações realizadas pelos órgãos. Dentre elas, o fortalecimento das cadeias produtivas do leite, incentivo ao aumento da produção agrícola e os trabalhos desenvolvidos no Maranhão para que o Estado seja classificado como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação.



Sagrima

17:06 - 22/07/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho