Milhares de pessoas marcham em Grajaú contra as queimadas

A caminhada contra as queimadas, realizada na tarde da última sexta-feira, 16, no município de Grajaú (a 557km de São Luís), reuniu milhares de pessoas, principalmente estudantes. A ação faz parte da campanha “Queimadas: o fogo pega, a vida acaba”, promovida pelo Ministério Público do Maranhão, desde o ano passado. Da instituição, estiveram presentes os promotores de justiça, Carlos Róstão Martins Freitas, idealizador da campanha, e Rodrigo de Vasconcelos Ferro, ambos titulares da referida Comarca.

A manifestação partiu da Praça do Canoeiro, passou pela BR–226 e foi encerrada na Praça Raimundo Simas, no Centro da cidade.

Representantes da Eletronorte e do Ibama vieram de Brasília especialmente para o evento. O juiz Holídice Cantanhede Barros também integrou a passeata.

No ano passado, Grajaú foi o segundo município brasileiro com o maior número de registro de queimadas. Em 2013, não figurou entre os dez com maior índice de focos de incêndio, de acordo com recente relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “A diminuição foi uma vitória nossa. Por isso, a campanha vai continuar, de forma permanente, para proteção do meio ambiente e pela preservação da vida”, acrescentou o promotor de justiça Carlos Róstão.

Além de estudantes, acompanhados de professores, a campanha teve a adesão de empresários e da sociedade civil. Acompanharam os manifestantes a Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Guarda Municipal e agentes de trânsito.


Imirante

11:40 - 20/08/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho