Prorrogado prazo da campanha de atualização da carteira de vacinação

Devido à grande procura por parte de pais ou responsáveis de crianças menores de cinco anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou o período de realização da campanha de atualização do esquema vacinal, que se encerraria no último dia 30 de acordo com as indicações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). No Maranhão, a campanha se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 6 de setembro.

De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Maria Helena Almeida, a prorrogação do período vai beneficiar principalmente municípios que possuem grande parte de seus povoados na zona rural, distante da sede.

“Com a prorrogação em mais uma semana será possível avaliar mais carteiras de vacinação, principalmente de crianças destas áreas de difícil acesso, garantindo a atualização do esquema vacinal caso a caso”, enfatiza Helena Almeida.

Até agora, no período normal da campanha, os números registrados apontam que já foram avaliadas as carteiras de vacinação de 267.684 crianças de até 5 anos. Destas, 164.430 precisaram de doses de uma ou mais tipos de vacinas para iniciar ou completar o esquema vacinal.

O relatório também aponta que das nove vacinas disponíveis (BCG, Hepatite B, Rotavírus, Peneumo10, Meningocócica C, Pólio, Penta valente, Tríplice viral, DTP, Febre Amarela), foram aplicadas 167.714 doses. A vacina mais atualizada foi à tríplice viral com 39.161 doses administradas.

Para participar da campanha basta que a criança seja levada pelos pais ou responsáveis até um dos 980 postos à disposição da população em todo o Maranhão, apresentar a carteira de vacinação para ser avaliada e receber, caso necessário, as doses que irão completar o esquema de cobertura vacinal da criança. 


SES

10:49 - 03/09/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho