Mais de 230 mil estudantes maranhenses se inscreveram para participar do Enem

No total, 232.292 candidatos se inscreveram no Maranhão para participar do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2013, segundo dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Escolar. Este ano o exame apresentou um crescimento de 13,8% em relação ao ano de 2012. As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informaram que os candidatos inscritos para participar do exame já podem acessar os cartões de confirmação de inscrição do exame de 2013, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/

Para acessar o cartão, que traz informações como o local de prova do Enem, os candidatos devem digitar CPF e senha. Segundo o Ministério da Educação (MEC), desde terça-feira (1º) os candidatos já começaram a receber o cartão de confirmação em casa, enviado pelos Correios. A data limite de entrega é 18 de outubro, mas quem não receber pode usar o cartão virtual para acessar o endereço onde fará a prova.

Segundo a Supervisora de Avaliação Escolar da Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires “o Enem é uma oportunidade que os alunos das escolas públicas têm para ingressar no ensino superior, portanto é de suma importância que todos que se inscreveram compareçam nos dois dias de prova e assim possam dar continuidade aos estudos", disse.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação, sendo que será aplicado nos dias: (26) sábado, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30, e dia (27) domingo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h30.

 

 

Informações no cartão

O cartão de confirmação de inscrição contém informações do candidato que foram declaradas no momento do cadastro para a prova, como a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e a necessidade ou não de atendimento especial. Ele indica, principalmente, o local e horário da aplicação das provas. O nome do local é o nome da escola, e embaixo tem o endereço, tem a cidade, o estado, a rua e o número.

Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, pode entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 616161.

 

 

Sobre o Exame

No dia da prova é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto. Embora não seja necessário apresentar o cartão no dia da prova, é recomendável, que o candidato esteja com ele em mãos, para o caso de dúvidas, principalmente em relação ao local de realização dos exames.

Cada participante deve levar, ainda, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame.

 

 

Mudanças

Na edição do Enem em 2013 a correção da redação ficará mais rígida. A partir deste ano, inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, UFES e UFRN, entre outras.

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.



Sedes/Iterma

15:40 - 08/10/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho