Modernos equipamentos para diagnóstico por imagem são utilizados no Hospital Geral

 

Exames sofisticados realizados no Hospital Geral em São Luís

Novos e modernos equipamentos foram adquiridos pelo Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral) para incrementar o atendimento e garantir maior segurança aos pacientes. Exames de angiotomografia de coração e tomografia de 128 colunas de detectores estão sendo realizados pela primeira vez na rede pública estadual.   

O cardiologista do Hospital Geral, Jordach Xerez de Paiva, explicou que a angiotomografia é um exame de diagnóstico rápido que permite a perfeita visualização das veias e artérias do corpo, utilizando modernos equipamentos em 3D, muito útil no tratamento da doença coronariana.

´´O exame consegue detectar até mesmo as menores calcificações coronarianas resultantes de acumulo de placas de gordura no interior das artérias, que não seriam identificadas num exame comum, como no eletrocardiograma de esforço, por exemplo´´, justificou Jordach Paiva, que é especialista em tomografia e ressonância cardíacas.

A angiotomografia serve para observar nitidamente a parte interna e externa, diâmetro e comprometimento dos vasos sanguíneos, evidenciando com clareza a presença de placas de cálcio ou de gordura nas coronárias. O exame é indicado para detectar lesões na anatomia das coronárias cardíacas (artérias do coração), avaliar a morfologia e função do coração; nos pós-operatórios cardíacos (enxertos, válvulas e congênitos), e na avaliação de stents (próteses cardíacas)", explicou.

O tomógrafo de 128 colunas também é o primeiro da rede pública. ´´É um equipamento moderno e que permite exames mais rápidos, com menor irradiação e maior segurança para os pacientes´´, explicou Jordach Paiva. A tomografia computadorizada (TC), originalmente nominada tomografia axial computadorizada (TAC), é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou ``fatia´´ do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.



SES

16:30 - 14/10/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho