Secretário José Costa detalha Estágio Viva Primeiro Emprego a vereadores de Grajaú

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, se reuniu com vereadores do município de Grajaú para apresentar detalhamento sobre o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego. O encontro ocorreu na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (5), e contou com a presença de representantes da comunidade.

José Costa explicou que o programa de estágio se destina a jovens e adultos, com idade entre 18 e 30 anos, que não possuam vínculo empregatício e estejam matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas instituições de ensino parceiras do programa. Na fase prática, ele participa de estágio em empresas parceiras, com o devido acompanhamento docente.

“Viemos destacar o funcionamento do programa, as regras seguidas e os pré-requisitos necessários para que o interessado participe. Também detalhamos o alcance do programa, que hoje está consolidado, obtendo êxito na qualificação de profissionais em todo o Maranhão”, declarou José Costa.

O secretário explicou que o programa já é executado em São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, e cidades contempladas pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Na ocasião, José Costa também falou a vereadores e estudantes sobre o pagamento das bolsas aos estagiários, que seguem previsão orçamentária da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), sendo que o período de estágio é de, no máximo, 90 dias.

De acordo com o secretário José Costa, em Grajaú, as aulas do Estágio Viva Primeiro Emprego, seguindo todas as regras e premissas do programa, serão iniciadas no dia 19 de novembro. Os matriculados que tiverem frequências regulares e passarem pela primeira avaliação de aprendizagem estarão aptos ao encaminhamento para o estágio. O pagamento da bolsa para os estagiários está previsto para o início do ano que vem.

O secretário informou, ainda, que no caso de candidatos do município que por problemas no sistema teriam sido encaminhados para o estágio antes de serem incluídos nos cursos de capacitação, estes poderão ser matriculados nos cursos que vão iniciar no dia 19 de novembro, para cumprir todos os passos obrigatórios programa, devendo receber a primeira parcela da bolsa após a avaliação, sendo que seus estágios poderão ser reconhecidos como etapa cumprida.

 


Secom

17:00 - 06/11/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho