Maranhão brilha e conquista três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Fernando Lucas (esq.) é prata no octatlo

A delegação do Maranhão, patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), começou muito bem a disputa dos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 15 a 17 anos, que está sendo realizada na cidade de Belém (PA). Em apenas três dias da competição, que termina no próximo sábado, dia 16, os maranhenses conquistaram três medalhas, sendo uma de prata e duas de bronze.

Curiosamente, os triunfos maranhenses foram obtidos na pista, no tatame e na piscina. Na pista do Estádio Mangueirão, Fernando Lucas Martins, do Cegel, brilhou. No atletismo, o jovem atleta garantiu a medalha de prata na prova do octatlo.

O maranhense somou 5.293 pontos e garantiu um lugar no pódio. A medalha de ouro ficou com Vinícius Fontanele, do Colégio Caio Prado (SP), que somou 5.791 pontos e quebrou o recorde do campeonato. Na prova do octatlo, Maurício Oliveira Junior, do Colégio Virgínio Perillo (MG), completou o pódio a competição com 5.177 pontos.

Nos tatames o Maranhão também mostrou força. Na disputa da categoria pesado masculino, Roberto Matos conquistou a medalha de bronze. O atleta, do Colégio Santo Expedito, foi muito bem. Estreou nas oitavas de final com vitória sobre Izau Matos Neto, do Colégio Shirley Costa (PI). Na luta seguinte, triunfo sobre Francisco Lima, do Colégio Antenor Sarmento (AM) e vaga assegurada na semifinal.

No entanto, na semifinal, o maranhense foi superado por Bruno Souza, do Colégio Souza Aguiar (RJ) e foi disputar a repescagem em busca da medalha de bronze. E, em um combate perfeito, Roberto Matos levou a melhor sobre Caíque Ishii, do Colégio General Osório (MS), para garantir o primeiro bronze para o Maranhão.

Isso porque o segundo bronze maranhense nos Jogos Escolares da Juventude foi conquistado por Bruno Cardoso, atleta do Colégio São Vicente de Paulo, na natação. Bruno medalhou na prova dos 50m borboleta com o tempo de 25s36. O primeiro lugar ficou com Gabriel Souza, do Colégio Objetivo Granja Viana (SP) com a marca de 25s05 e, a segunda colocação foi de Matheus Santana, do Colégio Santa Cecília (SP) com o tempo de 25s13. O Maranhão ainda tem chances de medalhas nas modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.


Sedel

16:41 - 11/11/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho