Uema realiza II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea

O Núcleo de Pesquisa e História Contemporânea, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e parceiros realizam o II Colóquio Internacional e o I Simpósio em História Contemporânea: “O Colapso das ditaduras: rupturas e continuidades”, a partir desta terça (8) a sexta-feira (11), no prédio do Curso de História da Uema, no Centro Histórico de São Luís. Entre os parceiros, o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj); o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioespacial (Regional da Uema) e o Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da Uema.

Na abertura, às 18h30, desta terça-feira (8), será realizada uma mesa de debate, com a presença dos pesquisadores: Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa), Virginia Fontes (FIOCRUZ/UFF), Javier Tébar Hurtado (Diretor Arquivo Histórico CCOO - Catalunha) e mediada Renato Lemos (Ufrj). Os pesquisadores levantarão discussões sobre a temática central do evento, O Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é que sejam lançadas novas luzes sobre as especificidades históricas das regiões norte e nordeste, integrando um balanço da medida em que as transições importaram em rupturas e continuidades com as ditaduras. Assim, o Colóquio contará, também, com apresentações de trabalhos sobre estratégias e mecanismos políticos, modelos econômicos, papel das classes e categoriais sociais, discussões teóricas e historiográficas, conexões entre formas de enfrentamento das atuais crises econômico-financeiras, entre outros.

Para promover o debate, o evento conta, ainda, com Mesas, Simpósios Temáticos, e Lançamento de Livros, durante os quatro dias de atividades. Toda a programação pode ser consultada no site do evento: http://www.nupehic.net/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75



Uema

16:08 - 07/04/2014






Desenvolvido por Adriano Marinho