Detran-MA realiza formatura de curso de capacitação de agentes de trânsito em Bacabal e Vitorino Freire

Diretor do Detran, André Campos com os prefeitos José Leandro e José Alberto, na entrega de certificado a agente de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA) realizou na tarde da última quarta-feira (11) na cidade de Bacabal, a solenidade de entrega de certificados do Curso de Capacitação de Agentes de Trânsito das cidades de Bacabal e Vitorino Freire, promovido pelo órgão.

A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Bacabal e contou com a presença e do diretor geral do Detran-MA, André Campos; dos prefeitos Zé Alberto Veloso (Bacabal) e José Leandro Maciel (Vitorino Freire); do Capitão Aurélio, do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal; além dos diretores dos departamentos municipais de trânsito de Bacabal, Hilderlan Santos, e de Vitorino Freire, Mariano Sousa.

O curso capacitou 30 agentes de trânsito das duas cidades, 
que durante 40 horas de aulas, puderam saber mais sobre o Sistema Nacional de Trânsito, registro e licenciamento de veículos, trânsito e transporte - conceito e finalidade e sinalização de trânsito. Também foram aboradados, categoria dos condutores e dos veículos, infrações de trânsito e seus respectivos desdobramentos de acordo com o código nacional de registro de infrações de trânsito, preenchimento do auto de infração de trânsito, penalidades x medidas administrativas, crimes de trânsito e técnicas de abordagens.

O diretor geral do Detran-MA, André Campos, enfatizou o papel do agente de trânsito e ressaltou a importância de sensibilizar os condutores antes de multar. “Muita das vezes, quando estamos em blitzen educativas nos deparamos com situações onde os condutores colocam em risco a vida. Antes de multar é importante realizar um trabalho de educação para o trânsito e sensibilizar a sociedade que deve usar cinto, capacete e não beber e dirigir”, enfatizou.  

O prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso, destacou a importância dessa capacitação e agradeceu a colaboração do Detran-MA para que o curso pudesse ser realizado. “O trânsito é hoje algo dinâmico e, por isso, os que nele atuam necessitam de uma formação continuada. Agradeço ao Detran-MA e ao Governo do Estado, que realizaram essa importante capacitação para os nossos agentes”,  disse o prefeito.

Para o prefeito de Vitorino Freire, José Leandro, o curso deu um novo estímulo aos agentes. “Com a operacionalização do trânsito passamos a integrar o sistema nacional de trânsito e vamos trabalhar para diminuir os acidentes e promover a educação para o trânsito”, enfatizou.

Atuando como agente de trânsito em Bacabal, Leonardo Alves, avalia como muito importante a realização deste curso, tanto para quem já possui experiência na área como para quem está começando a trabalhar com o trânsito. “Especialmente aqui, para o nosso município, essa capacitação veio em um ótimo momento, pois estamos verificando uma mudança nas características do trânsito local com o crescimento da cidade. Para mim, o curso serve como reciclagem e vem nos proporcionar uma atualização das leis e ajudar a melhorar a nossa atuação no dia a dia”, finalizou.

André Campos informou que Detran promove o curso com o intuito de capacitar os agentes para que atuem em seus municípios com conhecimento das leis. “Esperamos que, assim, eles possam também orientar os cidadãos, promovendo um trânsito mais seguro”.

Vale ressaltar que atualmente dos 217 municípios maranhenses apenas 51 estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, e 25 possuem convênio firmado com o Detran-MA para exercer  plenamente suas competências, de  fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.


Detran

09:52 - 13/06/2014






Desenvolvido por Adriano Marinho