Igreja Matriz está sendo reformada em Caxias, MA

A Igreja de Nossa de Senhora da Conceição e São José, mais conhecida como Igreja da Matriz está passando por obras de restauração em Caxias. Construída há quase três séculos, o patrimônio histórico do Maranhão está recebendo pintura nas paredes, portas e janelas do lado de fora.

O trabalho começou pelo teto. As telhas substituidas foram pintadas com uma tinta que absorve menos calor. Dentro da igreja, o altar-mor será resturado. Algumas partes parecem mármore, mas trata-se de uma técnica de pintura. Tudo será restaurado preservando o aspecto original.

Os altares menores também estão passando por reparos, e o forro de madeira nobre recebeu camadas de verniz. O piso será todo substituído. É a quarta reforma do templo religioso secular. O valor da obra foi calculado em R$ 100 mil. Todo o dinheiro aplicado na reforma vem de doações dos fieis. "Todo mundo está achando muito bonita e eu creio que o povo agora vai ajudar mais, porque está vendo com os próprios olhos a beleza e o encanto da igreja.", disse o monsenhor José Mendes.

A matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José foi construída em 1735. Ela é o maior templo religioso de Caxias e também parte muito importante da história do município, pois foi palco de fatos políticos importantes, como a assinatura da adesão de Caxias à independência da República.

A previsão é que a igreja seja entregue reformada aos fieis na primeira semana do mês de novembro.


G1

09:44 - 03/10/2014






Desenvolvido por Adriano Marinho