Delegação do Maranhão viaja para disputar Jogos Escolares da Juventude

Equipe do Liceu Maranhense representará o Maranhão no handebol feminino

O Maranhão está pronto para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa para jovens de 15 a 17 anos, competição nacional que será disputada na cidade de João Pessoa, de amanhã (6) a 15. Ao todo, o Maranhão terá uma delegação com 183 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes no maior evento estudantil do país, que será disputado de 5 a 14 de setembro. Ontem, terça-feira (4), a delegação do Maranhão, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), viajou rumo à capital paraibana. A saída do grupo maranhense está marcada para as 8h, do estacionamento do Ginásio Castelinho.

Todos os atletas maranhenses que participarão desta edição dos Jogos Escolares da Juventude foram campeões em suas respectivas modalidades nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), evento promovido pela Sedel.

É sempre um prazer incentivarmos a prática do esporte aos nossos atletas. Fazemos isso porque acreditamos no potencial dos nossos jovens. A Sedel está empenhada a sempre proporcionar que os atletas maranhenses se destaquem em competições locais e nacionais. Por isso, esperamos que os nossos representantes façam o seu melhor e possam voltar de Natal com excelentes resultados, declarou o secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto.

Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento esportivo estudantil do país. Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.

"Os Jogos Escolares da Juventude visam contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada edição avançamos no número de participantes e estabelecemos novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional", disse Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude.

Além das competições, os jovens atletas terão à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

 

Jogos Escolares da Juventude

A maior competição escolar do Brasil está chegando a João Pessoa com mais um recorde de participantes. Entre 6 e 15 de novembro, mais de 4.000 jovens atletas de 15 a 17 anos de todo o país se reunirão na capital paraibana para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) já se consolidou como o grande evento revelador de talentos para o esporte do Brasil, reunindo estudantes de todos os estados brasileiros na disputa de 13 modalidades esportivas, além de várias atividades culturais e educativas.

Os Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014 envolverão aproximadamente 4.700 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade-sede. O recorde anterior foi da etapa realizada em Belém (PA), em 2013, com 4.684 participantes, sendo 3.982 atletas.

Atualmente, a competição é tida como referência internacional, por isso João Pessoa receberá 35 observadores internacionais de 26 países do mundo, que acompanharão todos os detalhes da organização para tirarem proveito das melhores práticas e iniciativas.

Esta será a terceira vez que João Pessoa recebe os Jogos Escolares da Juventude. Em 2008, foi sede da etapa de 12 a 14 anos e em 2012 recebeu a de 15 a 17. Na cidade, serão disputadas competições de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

 

Talentos revelados

Ao longo de todo o evento, os jovens talentos terão contato ainda com ídolos do esporte nacional. Doze atletas olímpicos e pan-americanos atuarão como embaixadores, com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos/atletas dentro e fora da competição, através de palestras, atividades culturais, presença no local da competição da respectiva modalidade, entre outras ações. Entre os embaixadores os destaques são os campeões olímpicos Ricardo Santos (vôlei de praia) e Sarah Menezes (judô) e a medalha de bronze em Atenas 2004 na maratona, Vanderlei Cordeiro de Lima.

Os Jogos Escolares da Juventude já estão consagrados como o maior celeiro de atletas do esporte olímpico brasileiro. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, no mês passado, 54 passaram pela competição nacional. Entre eles estão os medalhistas Hugo Calderano (tênis de mesa), Layana Colman (judô), Duda Lisboa (vôlei de praia), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante e Natalia de Luccas (natação).

Os Jogos Escolares da Juventude revelaram também 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, entre outros. A tendência é que no Rio 2016, mais atletas revelados nos Jogos Escolares integrem a delegação brasileira.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.


Sedel

11:23 - 04/11/2014






Desenvolvido por Adriano Marinho