SES promove oficina de capacitação paratécnicos de Vigilância em Saúde

Secretário Alberto Carneiro destaca a importância da oficina na capacitação de todos os técnicos do departamentos de saúde estadual

Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão reunidos no Hotel HillidayInn, em São Luís, na oficina de trabalho para a elaboração do Plano de Emergências em Saúde em Desastre. O evento teve início nesta segunda-feira (1º) e encerra nesta terça (2), com o objetivo de subsidiar informações para o Comitê Estadual de Saúde em Desastre/SES/MA.

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, disse que o seminário reúne profissionais de todos os departamentos de saúde estadual, que irão apresentar suas medidas para conter e amenizar os desastres imprevisíveis, como secas e enchentes. “Cada grupo participando do Comitê Estadual de Desastre vai apresentar suas ações, de acordo com as diretrizesministeriais, para que possamos reunir e elaborar o plano de contingência da saúde”, explicou.

A oficina de capacitação conta com a participação de técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária, Educação em Saúde, Núcleo de Hemoterapia (Hemomar), Zoonoses, Atenção Primária, emergência em saúde pública, Laboratório Central (Lacen), ações de controle da Febre Chikungunya e da Ebola. O encontro conta, ainda, com a presença de profissionais do Ibama, Defesa Civil e Exército e da Divisão Ambiental em Saúde do Rio Grande do Sul, Mauro KruterKotlhar.

A coordenadora estadual das ações de Vigilância em Saúde, Maria do Carmo Diniz, disse que o seminário vai promover o nivelamento das ações desenvolvidas pelos órgãos referentes a desastres (enchentes, secas, acidentes com veículos ou indústrias que afetam a saúde da comunidade). “Este é o primeiro plano estadual e vai organizar as ações para que possamos estar mais preparados e equipados em caso de desastres”,justificou.


SES

18:47 - 01/12/2014






Desenvolvido por Adriano Marinho