Governo garante custeio da formação de 900 professores

Secretária Áurea Prazeres, na mesa com o vice-governador Carlos Brandão e o reitor Natalino Salgado, destaca o fortalecimento da parceria com a Ufma para formação continuada

Atendendo determinação do governador Flávio Dino de garantir ensino de qualidade a todos os maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) viabilizou a participação de aproximadamente 900 professores, das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), no II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e no Encontro de Formadores Regionais e Orientadores de Estudos. Além de capacitar centenas de educadores, o Estado garantiu aos profissionais, antecipadamente, o pagamento de todos os custos, ação inédita se comparada ao que era praticado pela gestão anterior.

 

Os eventos serão realizados até esta quinta-feira (26), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária da UFMA, no Bacanga, em São Luís. Além do apoio logístico e demais custos para realização do Seminário e do Encontro, o Governo do Estado também está cobrindo despesas com deslocamento, hospedagens e alimentação dos participantes. O compromisso com a educação também tem reflexo sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Maranhão, desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cujas ações estão sendo intensificadas pelo Estado.

 

“Nosso governo tem como uma de suas prioridades investir na qualificação e profissionalização dos professores que exercem um papel fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, na melhoria significativa dos indicadores educacionais”, apontou a secretária de Educação, Áurea Prazeres.

 

A coordenadora do Pacto no estado, Lindalva Maia, frisou que o governador Flávio Dino, mesmo antes de assumir, determinou a continuidade do Pacto no Maranhão, disponibilizando total apoio da Seduc, por entender que a formação é um processo permanente. “Estamos satisfeitos pelo apoio que o Governo, por meio da Seduc, vem garantindo ao programa. Isso demonstra o compromisso com a formação continuada dos professores e a melhoria da educação”, destacou.

 

 

Essa disposição foi ressaltada pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado. “A Universidade está de portas abertas para trabalhar em parceria com o Governo do Estado com formação continuada de professores, na busca de reverter os indicadores educacionais do Maranhão”, frisou. 

 

 

Pacto

 

 

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria MEC nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, é uma ação conjunta da esfera federal e estadual em favor do fortalecimento do ensino médio. O Pacto é também uma das estratégias para levar às escolas a elaboração do redesenho dos currículos do ensino médio para a oferta de educação de qualidade com foco na formação humana integral.

 

Durante o encontro, os professores participam de discussões sobre o ensino médio no Maranhão; apresentam trabalhos pedagógicos realizados na primeira etapa do Pacto; relatam experiências de formação nas escolas públicas em vários municípios do estado; apresentam palestras sobre o protagonismo da juventude no ensino médio; e debatem a temática ‘Perspectivas da 2ª Etapa da Formação Continuada no Âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’.



Seduc

09:55 - 26/02/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho