ZÉ DO VALE MORRE EM SÃO LUÍS

O empresário José do Vale faleceu ontem às 19h em São Luís

Faleceu no começo da noite de ontem em São Luís no Hospital UDI, aos 84 anos, o empresário José do Vale um dos mais importantes da região do Pindaré e do maranhão. José do Vale passou por uma cirurgia cardíaca na semana passada, mas a mesma provocou-lhe outros problemas de saúde que acabou por levá-lo a óbito por volta das 19 horas de ontem, sábado, dia 2 de maio. O corpo do empresário que por mais de cinco décadas viveu entre Pindaré e Santa Inês, foi velado na Pax União, e foi sepultado nesta manhã de domingo, por volta das 11 horas lá mesmo em São Luís onde morava ultimamente com e maioria de seus filhos e netos e a esposa Flor do Vale que fica viúva. 


       A notícia da morte do empresário pegou muita gente de surpresa em Santa Inês e Pindaré, vez que desde que ele desembarcou na região, foi um dos propulsores da economia em quase todos os seus segmentos. Ele chegou a Pindaré no ano de 1955, já casado e com os primeiros filhos, para gerenciar uma usina de arroz, o município vivia o ciclo do arroz. Depois Zé do Vale, como ficou conhecido, montou seu próprio negócio no mesmo ramo, se instalando em Santa Inês lá pela década de 70. Além das usinas de arroz, ele migrou para outras atividades comerciais e investiu na Construção Civil, construindo com o filho Natanael Vale o primeiro conjunto residencial de Santa Inês, localizado no centro da cidade. De Santa Inês, seus negócios através dos filhos, alcançaram São Luís e nas últimas décadas os Vale construíram grandes edifícios residenciais em São Luís, todos com nomes que levam o sobrenome da família, ganhando notoriedade na capital. Zé e Dona Flor moraram em Santa Inês até 2012, mas devido a problemas de saúde que o mesmo já enfrentava, muito embora mantinha-se de pé, e acompanhando os negócios da família, mudou-se para São Luís onde foi sepultado por volta das 11 horas da manhã no Parque da Saudade, nos Vinhais.


       José do Vale, além da viúva, deixa 9 filhos, entre eles o ex-vereador por Santa Inês Natanael Vale, hoje à frente dos negócios da família com Dona Flor, e a esposa do ex-prefeito de Santa Inês Alexandre Dames, Dona Assunção, e cerca de 23 netos. A família ainda mantém muitos negócios em Santa Inês e na região. Vários empresários da cidade, ao tomarem conhecimento da morte de Zé do Vale fizeram questão de lamentar o ocorrido, como foi o caso por exemplo, do empresário João Rolim, que disse ao AGORA nesta manhã, por telefone lá em Brasília onde se encontra, que lamenta muito a morte de Zé do Vale: ´´fomos grandes parceiros em vários negócios, e desde quando cheguei em Santa Inês em 1973, que acompanho a vida séria e honesta de Zé do Vale, um empresário que foi um dos primeiros a acreditar no potencial econômico de Pindaré e Santa Inês. Ele deixa um exemplo muito grande para quem sonha ser alguém na vida, e deixa uma lacuna enorme no meio empresarial de Santa Inês, da região e do Maranhão. Quero aqui, em nome dos colegas empresários de Santa Inês e maranhenses,  transmitir à família de Zé do Vale, nossos pêsames e pedir  a Deus que conforte sua família``, ressaltou João Rolim.   A família Silveira através do diretor-superintendente do Sistema AGORA de Comunicação, jornalista Clélio Silveira Filho, também faz questão de enviar aos familiares do empresário os mais profundos sentimentos de pesar; ´´conheço a família Vale desde quando eu tinha meus 15 anos de idade, fui contemporâneo de seus filhos, como bem ratificou nesta manhã seu filho mais velho Natanael Vale, em ligação telefônica para comigo.  Já meu tio, Zezico (José Ribamar Silveira) que foi prefeito de Pindaré, conviveu por décadas com Seu Zé do Vale, e quando retornei para Santa Inês no ano de 2003, sempre o visitei em seu escritório onde conversávamos muito sobre o passado, o presente e o futuro de Santa Inês, da região e do Maranhão, pelo que lamentamos profundamente sua morte``, disse Silveira que finalizou: ´´rogo a Deus que a família encontre forças para vencer o desconforto de perder seu patriarca``.

Natanael Vale, filho de José do Vale diretor da Empreendementos Vale
Edifício Leony do Vale, um dos muitos construídos em São Luís pelo empresário


12:22 - 03/05/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho