PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA LUZIA DO TIDE É ASSASSINADO NA PORTA DE CASA

Cícero Ferreira da Silva, mais conhecido como "Vavá da Faíza"

O vereador que presidia a Câmara Municipal de Santa Luzia do Tide, Cícero Ferreira da Silva do PC do B, mais conhecido como "Vavá da Faísa” foi executado a tiros na tarde de domingo (03) na porta de casa, no Povoado Faísa. 

As primeiras informações repassadas para a polícia era de que dois elementos haviam participado da execução. Mas após recolherem depoimentos, a Polícia Civil de Santa Inês informou à nossa equipe de reportagem que o fato aconteceu por volta das 16h, e que apenas um homem participou da ação, ele chegou em uma moto modelo CG de cor vermelha, parou em frente à casa do vereador que estava sentado na companhia de sua esposa e de um amigo. Sem falar nada, o pistoleira nem teria descido da moto, em ato contínuo,  sacou uma pistola .40 (uso restrito da polícia) e disparou vários tiros contra ele. Cerca de dez disparos foram atirados contra a vítima, o primeiro atingindo o braço, no momento em que o vereador tentou se defender.  Ele ainda correu para dentro de casa, mas foi alvejado com mais 4 disparos que atingiram a barriga e uma das pernas dele.
O vereador ainda foi socorrido e levado para o Hospital de Buriticupu, cidade mais próximo do povoado, mas não resistiu aos graves ferimentos e foi a óbito. Vavá estava em seu segundo mandato de vereador e tinha sido eleito, em uma votação polêmica no início deste ano, para presidir a Câmara Municipal de Santa Luzia.
Em nota a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão – SSP-MA, informou que as investigações estão sendo realizadas pela Delegacia de Homicídios, Polícia Civil de Santa Inês e pela Superintendência de Interior (SPCI), que consideram todas as linhas de investigação.
O PC do B também publicou nota de pesar, e afirmou que as providências estão sendo adotadas para esclarecimento do crime e punição dos autores. O corpo do Vavá foi levado para ser periciado no IML de Imperatriz e depois foi transladado para a cidade de Santa Luzia onde foi velado na Câmara Municipal.
 
Pedro Mourão vai assumir vaga:
O vereador Pedro Mourão, de 66 anos, que reside no Povoado Vila do Incra, assumirá vaga deixada por “Vavá” na Câmara Municipal de Santa Luzia. Ele é o primeiro suplente da coligação Frente Popular que na eleição de 2013, apoiou a candidatura do ex-prefeito Dr. Márcio Rodrigues (PMDB). Na referida eleição, o candidato obteve 759 votos (2,20% dos votos válidos).
Crime pode ter sido por encomenda
Na tarde de ontem, segunda-feira (4), o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, falou, em entrevista na rádio Mirante AM de São Luís, sobre o andamento das investigações sobre a morte do vereador Cicero Ferreira da Silva. Segundo o delegado Augusto Barros, as circunstâncias em que o crime aconteceu e outras informações de caráter pessoal, levam a crer que o crime não foi motivado por roubo ou algo parecido. Augusto Barros explicou que o crime tem muitas características de execução, pois foram cinco disparos desferidos contra a vítima, sem que tenha havido um conflito antes.
“Foi, provavelmente, um crime de encomenda, que acaba tendo característica mais comum de pistolagem como conhecemos. Todo o esforço que precisar ser desprendido para resolver esse caso será empregado. Nós temos algumas suspeitas, mas não podemos adiantar nada ainda. Temos duas linhas de investigações que tem razoabilidade e devem ser exploradas”, disse o delegado. Ainda de acordo com o delegado-geral, a polícia está empenhada em combater, impiedosamente, a prática de homicídio no Maranhão.  Para Augusto Barros, na capital há uma taxa satisfatória de resolução de crimes complexos, mas, é preciso atingir melhores resultados em todo o Estado. “Estamos fazendo uma capacitação intensa pra poder multiplicar bons investigadores de homicídios, delegados, escrivães e peritos criminais, para que a gente possa aumentar a taxa de elucidação”, afirmou o delegado em entrevista à Rádio Mirante AM.

10:35 - 04/05/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho