Câmara debateu sobre o polêmico caso das pipas em Santa Inês após morte de designer
A sessão da Câmara Municipal de Santa Inês, realizada na manhã de ontem, sexta feira (15), debateu sobre o caso lamentável da morte do designer Natanael Barros dos Santos que morreu na tarde de domingo, 09, após ser atingido no pescoço por linha “chilena” de uma pipa.
Com a presença de quase todos os vereadores, faltando apenas o presidente da casa, Orlando Mendes, a sessão foi presidida pelo vereador Batista de Biné. Foi feito um minuto de silêncio e uma monção de pesar à vítima. O vereador Akson Lopes apresentou um novo projeto de Lei, que sugere a proibição de papagaios (pipas) ou brinquedos similares em todo território do município. Além da proibição de empinar pipas, o projeto tem como objetivo proibir também a venda de linhas para empiná-las.
O projeto do vereador Akson Lopes foi bastante debatido entre os vereadores que questionaram vários artigos do mesmo. De acordo com os vereadores contrários, o projeto é bastante radical.
“Não se pode proibir radicalmente que crianças empinem pipas. Temos é que proibir a venda de linhas como essa “chilena” e também proibir o uso de cerol em linhas normais” disse Aldoniro Muniz.
No projeto também constam artigos que penalizam vendedores deste tipo de linha (chilena), podendo o mesmo ser notificado e até feita a apreensão dos produtos. Os vereadores debateram o projeto por alguns minutos e ficou decidido que seria mais apropriado que o mesmo fosse reformulado e que fosse convocado o setor jurídico da casa, para que o projeto ficasse de forma mais concisa e organizada.
SAÚDE PÚBLICA
Na mesma sessão também foi questionado aspectos sobre a saúde pública do município. Segundo denúncias, alguns servidores estariam saindo de Santa Inês, para trabalhar em outras cidades. Foi citado o caso da saída repentina do médico cirurgião Zé Luis, do Hospital Municipal Tomaz Martins. Segundo a vereadora Otacília Rios, uma amiga dela que estaria com agendamento de uma cirurgia com o medico citado, só ficou sabendo do fato, no dia em que se apresentou no hospital para a cirurgia, e não havia outro médico em seu lugar. A Comissão de Saúde da Câmara ficou de marcar uma reunião com o diretor do HMTM, Dr. Tomaz Martins e com a secretária de Saúde Josélia Gaioso, para saber os motivos do ocorrido e de como anda a saúde no município. Ao final da sessão, o vereador Batista de Bine lembrou que a próxima sessão será itinerante e vai ser realizada no Povoado de Bom Futuro. Segundo ele, esta é uma forma de engajamento entre vereadores e comunidade, em busca de suprir às necessidades daquele povoado.