Inscrições do IFMA que dispõe 4.280 vagas em cursos técnicos de nível médio vão até 30 de Setembro: Para o Campus de Santa Inês, estão disponíveis 160 vagas.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) disponibiliza 4.280 vagas, em 31 cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em 2016 distribuídos em 16 cidades. As inscrições vão até 30 de setembro de 2015. A prova será realizada em 29 de novembro de 2015.

O IFMA oferece vagas em Alcântara, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Em São Luís, há vagas em três unidades – Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos, nos 18 campi. Na forma Integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na Concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma Subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio e pretendem obter uma formação profissional.

A quantidade de vagas ofertadas na edição 2016 do processo seletivo do IFMA é maior que a de 2015 – de 4.225 passaram para 4.280. A pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Bandeira, afirma que, em mais uma edição do processo seletivo do IFMA, o instituto se compromete com a população maranhense. “Contribuímos para o desenvolvimento do Maranhão ao oferecer cursos profissionais e técnicos”, destacou.

Isenção da taxa – Os candidatos que pretendem concorrer às vagas com isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão preencher o formulário eletrônico, disponível no endereço www.portal.ifma.edu.br, no período de 17 a 28 de agosto de 2015. O procedimento também poderá ser realizado presencialmente, nos endereços indicados no edital.

Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos e for membro de família de baixa renda.

 

10:28 - 19/08/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho