Festival de curtas-metragens da Escola Neusa Bastos foi um sucesso

Com o tema “Águas para Vida”, o festival Cine Neusa Bastos realizou nas noites de terça-feira (03)  e ontem, quarta-feira (04) o II Festival de Cinema com apresentação de 10 curtas metragens produzidas pelos próprios alunos da escola.

O primeiro momento do evento aconteceu na noite de terça-feira, 03, na própria escola, com uma sessão premier apenas para os jurados que avaliaram os trabalhos dando notas de 7.0 a 10, entre as categorias de melhor adequação ao tema, direção, edição, roteiro, melhor ator, atriz, atores coadjuvantes, trilha sonora e a nota dos filmes. 

O corpo de jurados foi composto por professores, imprensa, documentarista e ambientalista.

O segundo momento ocorreu na noite de ontem, quarta-feira, no Ginásio João Cambinha. Dezenas de alunos, entre os cineastas, estudantes e população estavam na plateia assistindo os curtas. Estiveram presentes poetas, professores, cineastas, documentaristas, pais de alunos, entre outros, prestigiando o evento.

De acordo com o diretor do projeto, Aglailton Monteiro, é uma imensa satisfação com o crescimento do Festival em apenas três anos. “O primeiro ano foi realizado na própria escola, mas a proporção do Festival foi tamanha, que tivemos que realizar em um local maior. Estamos imensamente felizes com o trabalho dos alunos, isso mostra que eles estão cada vez mais preparados para participar de festivais além da cidade. Agradeço aos jurados, professores e meus colegas de trabalho que vem ampliando este trabalho comigo, e a diretora que abraçou a ideia e hoje vemos ver  os alunos brilharem”, disse o diretor do projeto. 

O festival idealizado pelo professor Aglailton Monteiro e coordenado pelas professoras Almeliane Alves e Celine Gama, é realizado com alunos, professores e coordenadores da instituição e visa estimular os alunos a confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes manifestações da linguagem e códigos sociais e a prática da interdisciplinaridade entre as disciplinas estudadas.

“Isso demonstra a criatividade e desempenho dos jovens para elevar a educação de nosso município. Professores e direção engajados neste projeto estão de Parabéns. Que vocês sirvam de exemplo para  ampliar este festival” disse Rianny Brandão, diretora de documentários e jornalista do AGORA Santa Inês.

O terceiro momento será a noite de entrega das premiações que será realizada hoje, quinta-feira, na Escola Neuza Bastos.

Para a construção dos curtas, os alunos utilizaram câmeras fotográficas digitais pessoais, além de material fornecido pela própria escola, com o auxilio de professores, para construir os filmes.


12:35 - 05/11/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho