Sem Valter Costa Raphael Reis assumiu como novo delegado regional de Santa Inês

Foi empossado oficialmente no final da manhã de quarta-feira 20, o novo delegado que comandará a 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, Raphael Reis. A posse se deu após uma longa reunião entre o secretário Estadual de Segurança, Jefferson Portela, o delegado geral Lawrence Melo e outras autoridades de segurança, com representantes da sociedade civil de Santa Inês e Santa Luzia. A reunião foi conduzida pelo presidente da Associação Comercial, Fernando Antonio e pelo coordenador da campanha “Fica Valter”, enfermeiro Claudivan Alcântara. Durante quase três horas muitos problemas sobre a segurança pública em Santa Inês e na região foram debatidos. O foco da reunião que a princípio seria para tratar somente da transferência do delgado Valter Costa, acabou se estendendo a outros debates.

SEM ENFRENTAMENTO 

Sem enfrentamento, todos tiveram vez e voz para falar. Tanto o secretário de Segurança Jefferson Portela quanto o delegado Geral da Polícia Civil fizeram questão de deixar claro que a transferência do delegado Valter Costa de Santa Inês para outra cidade, se tratava apenas de uma rotina, vez que nas outras 17 regionais restantes esse procedimento já fora feito. Portela disse que reconhecia o trabalho desenvolvido pelo delegado Valter, que inclusive seria transferido de Santa Inês no começo do ano passado, porém isso só não aconteceu porque houve um pedido de alguns membros da sociedade civil  que o fizeram recuar, mas que agora, devido a normas internas, não teria como deixar de seguir o que já foi programado para as delegacias regionais. Jefferson Portela também se disse feliz por saber que mais de 23 mil pessoas assinaram um abaixo assinado pedindo a permanência do delegado Valter: “seria ruim para nós da polícia civil, chegar aqui e encontrar 50 assinaturas pedindo a demissão ou transferência dele, ao contrário, essas mais de 23 mil assinaturas só respaldam o trabalho que Valter fez aqui em Santa Inês, e que o delegado Raphael Reis vai ter que fazer muito mais”, ressaltou ele. 

PEDIDOS AO  SECRETÁRIO 

Muitas pessoas usaram da palavra para solicitar providências na área de segurança para Santa Inês e Santa Luzia. Foi pedido urgência no envio para as duas cidades de viaturas novas, policiais civis e militares, delegados e armamentos. Os vereadores Aldoniro Muniz e Madeira de Melo reivindicaram urgência na vinda de uma brigada do Corpo de Bombeiros para Santa Inês, do IML e a construção do complexo policial, cuja obra já foi prometida desde o governo passado. O presidente da Associação Comercial Fernando Antonio pediu a instalação do 3º Distrito Policial no Bairro Sabbak, para atendimento de ocorrências do outro lado da cidade. O jornalista Clélio Silveiira, ao fazer uso da palavra fez questão de frisar que a reunião solicitada por representantes da sociedade civil não se tratava de um confronto entre a polícia e a população, mas tão somente de um momento de interação entre ambos, para colocar as coisas no devido lugar e aparar as arestas que por ventura houvessem. 

        Antes do final da reunião, o enfermeiro Claudivan Alcântara, um dos pioneiros do movimento, teve que sair para socorrer um policial militar que precisava ser transferido para São Luís, o que fez apressar a posse do delegado Raphael Reis. Em seguida mais algumas pessoas falaram, e para finalizar um pastor evangélico e o padre Ivo José Ritter concluíram  a reunião com bênçãos. 

VALTER COSTA 

O delegado Valter Costa não compareceu à posse do novo regional Raphael Reis, em virtude de se encontrar de férias em sua terra natal, mas tão logo termine suas férias, deve assumir a Delegacia Regional de cidade de Zé Doca. Pelo menos isso foi o que ficou subentendido na fala do secretário de Segurança, Jefferson Portela.


23:34 - 22/01/2016






Desenvolvido por Adriano Marinho