SES debate a prevenção e o tratamento do HPV

Secretário José Marcio Leite fala durante o seminário

O I Seminário Maranhense de Papiloma Vírus Humano (HPV) será encerrado, nesta sexta-feira (26), no Hotel Praia Ponta d`Areia, em São Luís. O encontro é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil (PPGSMIN/Ufma), com apoio do Governo do Estado e tem como objetivo trocar conhecimento sobre a infecção. Reúne professores, médicos e pós-graduandos da área de saúde.

O secretário de Estado de Saúde e doutor em Vigilância da Saúde e Câncer do Colo de Útero, José Márcio Leite, lembrou, na abertura do evento, ocorrida na quinta-feira (25), que investimentos na área de saúde são compromissos da governadora Roseana Sarney para o ano 2011.

 “Pretendemos fazer uma parceria com o Banco de Tumores do Maranhão (BTMA) que será inaugurado na próxima semana para que possamos diagnosticar os principais tumores prevalentes na população maranhense”, afirmou o secretário.

O que é HPV
O HPV é vírus que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos. Está presente nas mucosas genitais, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis.

Nos genitais existem duas formas de manifestação clínica. As verrugas que aparecem na vagina, pênis e ânus e a outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero.

Trata-se de uma infecção adquirida por meio de contato sexual. É altamente contagiosa e a melhor prevenção é o uso de preservativos, em especial a  camisinha.

O mais importante na doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papilomavírus e o câncer de colo de útero. Seu diagnóstico de suspeita é feito por meio do papanicolaou ou da colposcopia, e o diagnóstico de certeza é feito por meio de biópsia da área suspeita.

Programação
A coordenadora do I Seminário Maranhense de HPV, Luciane Maria Oliveira Brito, explicou que durante os dois dias do evento estão sendo  abordados temas como imunopatogenia; epidemiologia e transmissibilidade; atualidades na pesquisa sobre HPV; biomarcadores; vacinação e DSTs/HPV. “Estamos reunindo grandes autoridades do Maranhão e de estados como São Paulo e Rio Grande do Norte para que possamos trocar experiência e conhecimento”.

Estão sendo realizadas mesas redondas para tratar sobre métodos diagnósitcos do HPV, sob a coordenação de João Victor Salgado (MA); as conferências: “A Histopatologia e Imunohistoquímica no Diagnóstico dos Cânceres HPV induzidos”, com George Figueira de Mello (Maranhão); “Os efeitos do HPV na Mulher, diagnóstico e tratamento”, com Ana Katherine Gonçalves (Rio Grande do Norte); e “Vacinação contra HPV: qual a proposta para o controle do câncer na mulher e no homem”, com Luisa Lina Villa (São Paulo). Foto: Nestor Bezerra


Concita Torres / SES

17:20 - 25/11/2010






Desenvolvido por Adriano Marinho