Visita ao dentista: deve ocorrer a partir de 1 ano de idade

Uma questão que deixa dúvidas em muitos pais é a hora certa de levar os filhos para a primeira visita ao dentista. “A partir do primeiro aniversário a criança já deve fazer a primeira visita ao dentista, para se habituar ao ambiente e para os pais receberem orientações sobre como proceder com a higiene bucal dos filhos”, orienta a dentista Cynthia Lima.

 

 

A profissional alerta que os cuidados com a higiene bucal das crianças devem começar desde cedo para evitar problemas como a chamada cárie de mamadeira, muito comum entre crianças na primeira infância. “Mesmo que ainda não tenham nascido os dentes, a mãe deve higienizar a boca do bebê com um pano macio molhado para evitar que restos de comida se acumulem. Quando nascerem os primeiros dentinhos, a mãe já deve usar a dedeira – uma escova de dentes adaptada para uso em bebês – com uma pasta dental sem flúor”, ensina a dentista.

 

 

Cynthia Lima, mãe de Gabriel, visitou a Escola Crescimento Renascença – onde seu filho estuda – para orientar os pequenos em uma aula especial sobre higiene bucal. “A escola já havia me convidado também no ano passado. É muito importante uma iniciativa como essa não apenas para despertar o interesse das crianças para o hábito da escovação, mas também dos pais para a importância disso”, diz a profissional.

 

 

A dentista ainda orienta que as crianças devem escovar os dentes diariamente com pasta dental sem flúor até os 3 anos. “Nesses primeiros anos as crianças não sabem ainda cuspir, por isso, não recomendamos produtos com flúor. O importante é que a higiene bucal seja incorporada à rotina da criança para que ela não tenha uma cárie, por exemplo, que vá causar dor e possa até comprometer um futuro dente permanente, pois isso demandará um tratamento clínico, que, nessa idade, pode causar o famoso trauma do dentista”, alerta Cynthia Lima.


Imirante

11:00 - 16/05/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho