Alunas da rede estadual participarão de Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica

 

Estudantes Mikaela Mendes e Nayara Martins com o técnico Eduardo Teles

Três alunas-atletas do Centro de Ensino Barbosa de Godois foram selecionadas pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) para o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica da categoria cadete feminina. Mikaela Mendes (14 anos, 1.74m), Nayara Martins 15 anos, 1.68m) e Geovana Eduarda (15 anos, 1.71) estão entre as 100 jogadoras nascidas em 1998 e 1999 que irão participar das atividades de 3 a 10 de agosto, em Blumenau (SC). O projeto é realizado pela CBHb, com o apoio do Ministério do Esporte. 

De acordo com o técnico do CE Barbosa de Godois, Eduardo Teles, as convocadas praticam handebol há cerca de dois como atletas da escola da rede estadual de ensino e foram selecionadas pela CBHb. O acampamento será realizado no ginásio do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Santa Catarina.

Para Eduardo Teles, que viajará com as alunas-atletas e embarcará nesta sexta-feira (2) para um estágio de oito dias, a convocação é a coroação do trabalho que vem sendo desenvolvido no CE Barbosa de Godois, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o foco dirigido para a inclusão social dos alunos-atletas residentes na periferia de São Luís.

Teles ressaltou que o secretário Pedro Fernandes Ribeiro tem apoiado as iniciativas da escola visando o descobrimento de novos talentos para futuras convocações da seleção brasileira de handebol. “A convocação é motivo de orgulho e de respeito pelo trabalho que a escola vem desenvolvendo pelo handebol do Maranhão, desde 2009”, destacou.

Eduardo Teles explicou que o acampamento nacional, que tem como objetivo desenvolver novos talentos e padronizar a prática da modalidade em todo o país, será comandado pela supervisora da seleção feminina, Rita Orsi. Este ano, além das atletas maranhenses, a edição contará com jogadoras dos estados do Acre, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

As atletas foram selecionadas de acordo com a observação do técnico da seleção, Morten Soubak, que acompanhou alguns campeonatos como as Olimpíadas Escolares, e também pela indicação das federações estaduais.

Diversos treinadores também estarão presentes para que enriqueçam o conhecimento que têm da modalidade e, assim, possam transmiti-lo, de maneira padronizada, ao maior número de jogadoras. Além dos técnicos, jovens árbitros irão participar para que possam seguir uma linha de formação com padrões internacionais.

Eduardo Teles lembrou que esta é a segunda convocação de maranhenses feita pela Confederação. No ano passado, os alunos-atletas Wagner Silva, Thalyta Nery, Carlos Eduardo Bastos, Natally Lima e Karla Sodré, também do Barbosa de Godois, participaram da equipe de jogadores de handebol na categoria cadete (14 a 16 anos) na cidade de Caçador, em Santa Catarina, depois de bom desempenho no campeonato realizado em Campina Grande (PB).



Seduc

09:23 - 30/07/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho