Secretário Pedro Fernandes se reúne com diretor de Cooperação e Planos de Educação do MEC

Para apresentar as projeções do Plano Nacional de Educação, objetivando as melhorias do ensino até 2026, definidas pelo Ministério da Educação (MEC) como uma política de Estado, o diretor de Cooperação e Planos de Educação do MEC, Geraldo Grossi Junior, participou de uma reunião de trabalho, na sexta-feira (16), com o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

A reunião teve a participação dos secretários-adjuntos Leuzinete Pereira (Ensino) e Fernando Silva (Gestão Institucional), e da superintendente de Educação Básica, Leuzinete Vila Nova, e a técnica Patrícia Gomes.

No encontro, Fernandes explanou as iniciativas do governo para melhorar os indicadores educacionais do Estado. Neste sentido, ele citou a parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB) no desenvolvimento de ações com a meta de combater o analfabetismo e possibilitar melhorias para a sociedade. O objetivo é reduzir em mais de 10% os índices de analfabetos maranhenses nos próximos anos.

O secretário destacou o termo de cooperação firmado com a Federação das Colônias dos Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema) para implementação do Programa Pescando Letras em 65 municípios, para atingir a meta de alfabetizar na primeira etapa 11.700 pescadores ate o final do ano.

Pedro Fernandes salientou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) trabalha com o foco direcionado para reduzir os índices de alunos com até 15 anos fora das salas de aula. Ele explicou que a Secretaria vem cumprindo o compromisso de consolidar a melhoria da oferta de ensino na rede como uma política de Estado para fortalecer a Seduc como instituição.

 

Apoio aos municípios

Pedro Fernandes ressaltou que a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está trabalhando, em parceria com a Seduc, no sentido de auxiliar as prefeituras no fechamento dos Planos de Ações Articuladas (PAR) e na elaboração final dos planos municipais de educação.

Durante a reunião, o diretor de Cooperação e Planos de Educação do MEC, Geraldo Grossi Junior, comemorou a decisão de secretário em colocar a estrutura da Seduc à disposição dos municípios para auxiliar e complementar o trabalho que o MEC vem implementando no assessoramento para elaboração dos planos municipais de educação.

“O secretário Pedro Fernandes manifestou interesse na parceria com o MEC na elaboração e conclusão, em setembro, do Plano Estadual de Educação. O plano estadual deve ser objetivo de discussão na fase de elaboração do Plano Nacional de Educação”, afirmou Geraldo Grossi.

Ele destacou o trabalho de cooperação entre União, Estados e municípios na capacitação das técnicas da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Seduc, Lucinete Vila Nova e Patrícia Gomes, visando o fechamento do plano nas três esferas para que “tenhamos metas em comum e consigamos alcançar estes objetivos para a educação nacional”, completou.

Geraldo Grossi observou que depois de fechado e consolidado o plano, através de lei específica, ele será monitorado e avaliado durante uma década. “Será um plano de Estado, independente de governo, para permanecer por longo prazo e por isso se torna necessária a participação da sociedade para depois acompanhar o cumprimento das metas”, frisou o diretor do MEC.

Ele explicou que boa parte das metas trabalhadas visa a oferta de vagas no sistema educacional brasileiro, como propostas para garantir as matrículas de crianças de zero a três anos em creches; 100% das crianças e jovens de quatro a 17 anos matriculados e concluindo a escolaridade na idade apropriada, além de elevar para 33% a matrícula líquida dos jovens de 18 aos 27 anos no ensino superior.

Grossi chamou a atenção pontual para quatro metas que são trabalhadas fortemente, destacando a ampliação da oferta de vagas em diversos cursos, a redução das desigualdades sociais por meio da educação para superação dos índices, valorização dos profissionais da educação e o financiamento da educação, que compõem a coluna vertebral que estrutura o Plano Nacional de Educação.



Seduc

09:48 - 20/08/2013






Desenvolvido por Adriano Marinho