Lobão Filho propõe investimentos na agricultura familiar para gerar renda e alavancar a economia

Em entrevistas concedidas às emissoras de TV e rádios locais, o senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado, tem destacado como uma das prioridades em seu plano de governo, o incentivo ao melhor aproveitamento da agricultura familiar maranhense para gerar renda e alavancar a economia do estado.

Em recente entrevista concedida ao programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, o candidato destacou o potencial da agricultura familiar no interior do Maranhão.

“Pretendo agir fortemente na base da nossa economia: a agricultura familiar. Não me refiro à agricultura familiar de subsistência, mas à agricultura familiar que possa ser cooperativada, que possa ser ajudada pelo estado em escala. Refiro-me a vários agricultores juntos recebendo o apoio do estado, através de tecnologia, através de comercialização, através de financiamento, para que isso possa, na base dos nossos municípios, alterar a vida das pessoas”, explicou o peemedebista.

De forma concreta, no Programa de Aceleração do Maranhão (PAM), o candidato prevê a implantação do programa “Alimentar”, que visa a capacitar agricultores familiares, psicultores e pescadores artesanais para que estes se tornem fornecedores de alimentos para a merenda escolar, rede hospitalar e restaurante populares do estado.

“Nós já temos no Maranhão as bases necessárias para o desenvolvimento: terra, água, ferrovias, rodovias, porto. Mas precisamos de um estado desburocratizado, de qualificação de mão-de-obra, acesso a financiamento, escoamento de produção e sua comercialização”, assinalou o candidato que vê no Maranhão um imenso potencial a produção local e para atrair grandes investidores.

Mas Lobão Filho adverte também que, “para que esses investimentos tenham retorno, é necessário explorar as vocações econômicas das nossas regiões com muita competência”. Sobre este trabalho, ele informa que já está mapeando detalhadamente os potenciais de cada município para atuar diretamente na esfera mais rentável para a população.

A experiência do candidato como empresário é algo novo no estado e que traz grandes expectativas sobre uma administração produtiva. “Sou algo que nunca aconteceu na história do Maranhão, um empresário desejando ser governador, para usar o empreendedorismo na gestão pública; o ideal de eficiência, efetividade e eficácia; a visão de fazer as coisas acontecerem; de racionalizar os meios, fazer acontecer com os mesmos recursos de forma mais eficiente e mais rápida”, avalia Lobão Filho. “A economia é o meu metiê, a minha experiência é essa: gerar empregos”, completou.


16:28 - 15/08/2014






Desenvolvido por Adriano Marinho