Em São Luís, moradores reclamam do excesso de postes nas ruas

Além das belezas naturais e arquitetônicas, ultimamente, São Luís tem chamado atenção, também, pela quantidade de postes espalhados pela cidade. Cerca de 20 deles são instalados na capital maranhense todos os dias. Além de alguns atrapalharem a locomoção dos pedestres, os moradores reclamam da poluição visual.

Olhando com calma, a imagem é impressionante.A quantidade dos postes instalados em São Luís está visivelmente sem o ordenamento adequado. Nos últimos dois anos, segundo a Companhia de Energia Elétrica do Maranhão (Cemar) e a Prefeitura, foram instalados em média 18 postes por dia na cidade.

Em São Luís, há 1 poste para cada 10 habitantes. É possível encontrar postes "grudados", um instalado debaixo de luminárias do outro e alguns tomando a calçada toda. Existem postes que foram colocados e nunca foram usados, tornando-se espaço para propagandas de esquina. Outros foram descartados e nunca foram retirados.

O urbanista Gilvandro Oliveira diz que falta planejamento e diálogo entre as companhias que usam ou instalam os postes. "A proporção que aumenta uma demanda na cidade, cada concessionária aproveita o existente ou instala seu próprio poste para atender ao consumidor", explica.

A Prefeitura de São Luís disse que é responsável pelos postes de iluminação pública, que são os que, geralmente, ficam na parte central das avenidas.  Quanto aos postes que precisam ser removidos, por estarem em locais inadequados, a Prefeitura disse que vai fazer uma análise para verificar de quem é a responsabilidade. A Cemar também informou que vai fazer uma verificação para saber se a solução dos problemas cabe à empresa ou à prefeitura.


G1

15:22 - 10/03/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho