Museus maranhenses são mais visitados por turistas, diz pesquisa

Apesar das diversas opções de Museus oferecidas aos maranhenses em São Luís, as visitações na maioria das vezes são realizadas pelos turistas de outros estados e até de outros países. A reportagem de O Imparcial esteve em alguns museus da capital maranhense e constatou esta realidade. Mesmo nos museus mais visitados como o Museu de Artes Sacras, Casa do Maranhão e Museu de Artes Visuais, o fluxo de maranhenses é sempre baixo.
Um dos guias de um dos museus visitados, que preferiu não se identificar, disse que fica surpreso quando o visitante é maranhense, pois na maioria das vezes são turistas. Segundo ele, cerca de 80% das pessoas que frequentam os museus são de outro estado ou até de outros países. “Até me surpreendo quando vem alguém e diz que é daqui. Em média, a proporção é de 60% de visitantes de outros estados, 20% de outros países e apenas 20% de pessoas de São Luís e de outras cidades maranhenses. A visita no museu não é um passeio, e sim uma viagem na história. Pena que os maranhenses não valorizam”, comentou.
Para a historiadora, Luciana Amores Melo, as visitas aos museus são de extrema importância para os cidadãos, pois através delas, as pessoas descobrem tudo o que acontecia antigamente na sociedade, como a cultura, as tradições, dentre outros valores que devem ser preservados. “As visitas nos museus tem como principal objetivo preservar a identidade de nossos antepassados, e nos apropriar de nossa história, acabando com os preconceitos e desmistificando os mitos que até hoje existem”, explicou.

O Imparcial

09:55 - 15/06/2015






Desenvolvido por Adriano Marinho